Meu Perfil
BRASIL, Sul, CANOAS, HARMONIA, Mulher, de 20 a 25 anos, Cinema e vídeo, Música



Histórico
 21/08/2005 a 27/08/2005
 14/08/2005 a 20/08/2005
 07/08/2005 a 13/08/2005
 31/07/2005 a 06/08/2005


Votação
 Dê uma nota para meu blog


Outros sites
 Site da Disciplina
 Minha Web Quest sobre a Era vargas
 Ludus
 Blog da Daiane
 Blog da Marliza


Tecnologias na Educação
 

   Vídeo na sala de aula 

 www.eca.usp.br/prof/moran/vidsal.htm

  A televisão é significativa para os alunos, poucos são os que não têm uma em casa. Muitos aprendem muito mais com atelevisão do que com os próprios pais ou escola. A televisão tem seus artifícios para envolver o telespectador, a questão visual, auditiva, emocional, entre outras, acabam fazendo com que o indivíduo internalize muito mais o que está sendo passado na telinha do que o que está sendo dito pela professora na sala de aula. precisamos saber aproveitar os artifícios da televisão e utilizá-los para o ensino de qualidade nas escolas, começando por selecionar os filmes adequadamente, com um objetivo específico para o trabalho.

A questão do uso do vídeo na sala de aula, assim como a informática, na maioria das vezes não é utilizada pelos professores da forma mais adequada. Poucos são os que fazem um planejamento prévio do assunto a ser abordado no filme, ou documentário, apresentado aos alunos. Perde-se muitas oportunidades de aprendizado significativo quando o professor simplesmente larga um filme qualquer para os alunos se distraírem, ou na falta de um professor.  Um vídeo pode ser usado para despertar a curiosidade dos alunos em um determinado assunto (conteúdo) a ser discutido posteriormente nas aulas. Pode também servir para a conclusão, e reforço de conteúdos já trabalhados em sala de aula. As possibilidades de se fazer um bom trabalho são inúmeras, às vezes só o que falta é a disposição do professor em preparar sua aula com qualidade.

    Mas os alunos não precisam só assistir vídeos, eles podem produzí-los também. Na minha escola uma das professoras de português realizou um trabalho fantástico, com a questão da publicação de notícias, os alunos deveriam criar alguma forma de jornal (impresso, rádio, tv), inventar notícias e apresentar aos colegas. O resultado foi surpreendente, cada trabalho teve algo diferente, os que fizeram o telejornal, se vestiram até de terno e gravata, tinham os apresentadores e os jornalistas. Foi muito legal.                                                                                                                              

 



Escrito por Cris às 15h59
[] [envie esta mensagem]




[ ver mensagens anteriores ]